terça-feira, 26 de outubro de 2010

Desconexo

Eu acho bem estranho a escritora de Crepúsculo ter feito uma personagem chatinha que nem eu,que nasceu no mesmo dia que eu,e que tem o mesmo livro que eu do lado da cama "Monte dos ventos uivantes".Se eu tivesse mania de perseguição eu poderia JURAR que ela andou me observando para criar isso aí.Mas ok.Ainda prefiro a Anne Rice.

Na verdade,a parte desconexa começa aqui.

Eu estava no sebo/livraria aqui na rua de cima procurando mais algum livro sobre Schopenhauer já que ele é o amor da minha vida.Porém,na coleção de pensadores o único livro que não tinha era o dele.Não gostei da idéia de alguém amando ele como eu.Nas outras coleções de lá,também não tinha ele.
Cheguei em casa com outro livro,de um autor virginiano que com sua personalidade neurótica acabou em uma triste história que sua esposa foi parar em um hospício pela convivencia com ele ( nada bom no meu curriculo aliás).
Porém,ao olhar meus livros,percebi que eu é que havia comprado exatamente todos os exemplares do Schopenhauer que faltavam lá.Achei graça.

Mas isso me lembra que em um de seus livros ele faz uma crítica á teoria da "Coisa em si " do Kant.Me sinto frustrada porque por mais que eu leia e leia e leia eu sinceramente não entendi a teoria do Kant,muito menos é claro,a teoria que o S. escreveu para bater de frente com o tal.

Mas isso me deu a liberdade do tal pensamento que dá nome ao post de hoje.

Eu gosto da Lua.Ponto final.Não gosto do sol.
As pessoas dormem enquanto a Lua está no céu,uma coisa natural de trabalhar e viver de dia e dormir á noite.Tudo bem.
Porém,eu posso observar e admirar a Lua sem que ela queime meus olhos,coisa que não posso fazer com o Sol.
Isso me faz acreditar que o Sol é o astro com o ego mais elevado que conheci até hoje.Afinal,nada me tira a idéia de que por ter uma luz extrema,ele se sinta importante em fazer a vida continuar,as árvores crescerem e Zzzzzz...
E mais egocentrico ainda,porque não podemos realmente observá-lo.

Agora o que vale mais?
Sentir o Sol,ou ver a Lua?
Não sei mesmo se vale mais sentir ou observar.Os voyeurs diriam que observar.Mas há quem goste de sentir...

Eis então minha complexa questão.
Com tal pensamento...
Me sobra capacidade para entender a tal "coisa em si"?

Acho que hoje não.