sábado, 28 de fevereiro de 2009

O grande truque dos grandes nomes

Já citei várias vezes minha preferência estranha pelos romances de W. Somerset Maugham,que são simples,bem elaborados,parece novela...tudo bem.Mas ainda assim precisa ter um raciocínio intrigante para entrelaçar os personagens da trama.Ainda que sejam 2 ou 3.
A questão não é bem essa.A questão é que eu queria realmente fazer um bom texto até me perguntar: O que seria um bom texto?. Aquele que diz o que queremos ler? tipo auto-ajuda?... ou então algo que nos encantamos,que vivemos,que gostaríamo de viver? afinal,eu assumo odiar falar de política e ainda que um texto esteja extremamente bem escrito sobre tal assunto, irá parecer horrível para mim.Chato.Tédio.Posso até ficar enjoada,quem sabe.

Então eu me revoltei ao pensar que grandes nomes da literatura fizeram fama com pouca coisa.(Essa é a hora em que os engajados se revoltam)
Pouca coisa porque não precisavam de muito para agradar.Uma história do cotidiano,um romance,um vilão,um poema e lá estava seu nome no topo.
Hoje não.Se eu for comparar o Maugham com Carlos Ruiz Zafón ( A Sombra do Vento - Best-Seller) vou achar que o William não escrevia NADA.Vou achar que eu poderia escrever um romance como o dele a cada semana...E de fato,sinceramente,eu poderia.

Hoje quanto mais informação você colocar na trama,melhor você parece ser.Quanto mais nomes você citar,de atrizes,poetas,compositores e qualquer pessoa que faça com que o leitor saiba do que você esta falando e se sinta inteligente ou então faça com que essa pessoa saia correndo atrás de informações.Bom.Você colabora com novas descobertas.Como eu citando os romancistas que eu gosto... você pode tanto conhece-los como ir atrás de saber ao menos quem são.

Acho que as coisas ficam mais difíceis com o tempo.Antes você trabalhava sem curso,faculdade e tudo mais e poderia ter uma vida razoavelmente confortável.Hoje você precisa de uma,duas faculdades,pós,cursos e mais cursos que vão surgindo na área que você escolheu e no final você vive em função disso.Se tiver uma certa ambição.

As coisas realmente ficaram difíceis... em questão musical também.A mesma comparação cabe a tudo.A filmes,livros,música,programas clichês na tv e inclusive a repetição de temas em novelas.Parece que as idéias ficam escassas... e as pessoas acham que trocar um nome,um ambiente ou qualquer coisa boba fará passar despercebida a trama clichê.
A vida talvez seja sempre a mesma mas a cada dia exige mais.A vida exige mais? ou as pessoas precisam cada vez mais de tudo mais?

Agora eu me pego pensando se meu texto foi bom.Acho péssimo.Horrível.Mas...Não.. ele foi lindo! Lindo porque se meu português não estiver com a pontuação e acentos corretos,tudo bem.Amanhã eu sei que eles trocarão tudo novamente e niguém irá perceber a forma como eu uso as reticências.Eu sei que vocês percebem... eu as uso como eu sou.Assim.Quando paro de pensar na frase coloco ponto ainda que não faça sentido.Quando me perco no que eu vou dizer... bem... uso isso.

Quanto ao conteúdo.Talvez eu deixe a desejar para aqueles que querem sempre mais e mais.Mas todos possuem um limite.Tanto para dar como receber.Um dia você se contentará com um poema bobo.Um dia você se contentará com um texto explicativo como esse...

Mas eu juro.Ainda prefiro minhas tragédias.

E eu não devia.
Eu devo.
Um texto muito melhor para ele.