quinta-feira, 24 de junho de 2010

Before Sunset/Before Sunrire


Alguém alem de mim é completamente apaixonado(a) por essa sequência fantástica?


Mais uma noite passei assistindo ao segundo filme.Before Sunset (Antes do Pôr do sol)
Eu não queria contar a história,juro que não.Mas esse é um tipo de filme que com toda a certeza poucas pessoas irão ver,poucas pessoas talvez viram,e ainda assim tenho minhas dúvidas de quem conseguiu assistir até o final.Portanto me dou o direito de desvendar o mistério.
No primeiro filme,Jesse conhece Celine em um trem com destino em Paris.Os dois resolvem descer do trem juntos e completamente desconhecidos passam o filme todo conversando,uma mistura de se auto-conhecer com conhecer o outro ( na minha opinião).Acontece,que alguma coisa ali entre os dois é mais forte do que o curto tempo que eles tem,pois o Jesse precisa voltar para sua cidade quando amanhecer,portanto tinham o a tarde e a noite juntos pela cidade sem parada em qualquer lugar a não ser um parque.
Na manhã de partida então,eles chegam a conclusão de que gostariam de se ver novamente,mas não querem que essa história morra em alguns telefonemas e algumas cartas e pronto.Então decidem que em seis meses a partir daquela manhã eles iriam se encontrar novamente na mesma plataforma onde haviam desembarcado para essa aventura.


O Filme termina aí.


A continuação então era incerta.Deixaram no ar para os românticos de plantão que eles iriam sim se encontrar em seis meses e aí sabe-se lá o que iria acontecer ( tipico conto de fadas).E para os céticos eles não iriam cumprir a promesse e procurariam outras pessoas para viver suas vidas e esqueceriam completamente daquele dia juntos de troca de idéias e confidências.(Sim,fixando a parte em que o Jesse havia tomada um grande fora da namorada por isso estava naquele trem.
Mas resolveram então criam uma sequência por escolha dos atores e do diretor.Escreveram juntos como seria isso.E a coisa se passa mais ou menos assim.
O segundo filme começa com o Jesse dando autografos e falando sobre seu livro recem lançado e best-seller justamente em uma livraria em Paris.O livro dele relata todo o encontro com a Celine,exatamente como foi o primeiro filme.A questão é que esse livro só existiu porque algo aconteceu e eles não puderam se encontrar na data marcada então 8 anos ( se não me engano) se passaram até então.E por uma coincidência ( do destino dos amantes) era a livraria que a Celine sempre frequentou,mas ela sabia sobre o livra,havia lido,sabia que se tratava dela e então apareceu lá com suas boas intenções de tirar a prova de como seria reencontrar um amor assim tão por acaso de 8 anos atrás.
Ambos mudaram muito,mas no fundo não mudaram em nada.Ele se casou,teve um filho e ela teve alguns namoros por aí.A questão é que ao passar novamente a história desse filme,no mesmo estilo do anterior,mas com ele tendo uma viagem de volta marcada ao anoitecer,eles percebem que viveram todo esse tempo pensando um no outro.No que poderia ter sido caso o encontro na plataforma tivesse ocorrido como o combinado.Até aí,dos 20 e poucos anos eles pularam para os 30.

Não diferente do primeiro Antes do Amanhecer,dessa vez ao invés de cometer o mesmo erro de não anotar um telefone e não mandar uma carta,o Jesse resolve perder seu voo de volta,afinal passou 4 anos escrevendo um livro que sabia estar escrevendo com a esperança de encontrar a Celine novamente e descobrir porque não havia dado certo o encontro.
O mais bonito é que,apesar de mais velhos,de várias novas experiências em suas vidas:Um não se esqueceu do outro e tudo aquilo que eles sentiram no primeiro e único encontro voltou como se fosse aquele tal dia.
E deixam no ar novamente,mas dessa vez pela última vez,se ele ficaria então com ela.Se esse encontro tavez fizesse com que os dois finalizassem o mal entendido de não se encontrar e tudo perdesse o encanto e resumindo:Novamente depende do seu romantismo e do seu ceticismo.
Eu prefiro acreditar que os 8 anos de espera,todos esses anos cultivando um amor ali escondido por falta de opção e que toda aquela vida,bem vivida sim,mas com um pouco de mentira e esperanças que não deveriam existir,valeu a pena.

Alguém mais acredita nisso? ou só eu seja lá por que?

Na ordem: Antes do Amanhecer e Antes do Pôr do Sol