segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Talvez,sem mentiras.

- Eu sabia que você estaria aqui.
- Você sempre sabe onde eu estou - ela respondeu com um sorriso cansado - mas o que você faz aqui? me procurando por acaso? - brincou com descaso enquanto acendia um cigarro.
- Talvez - respondeu ele,tão cinico quanto há alguns anos.
- Talvez...
- Mas seria pretensão sua pensar que vim aqui a sua procura.
- Jamais pensei.Foi apenas um comentário vago.
- Você nunca sente frio?
- Sinto.O tempo todo,até mesmo no verão. - ela olha ele nos olhos - E você não se cansa de interromper um momento de alguém solitário?
- Talvez - ele sorri - mas você está solitária aqui por opção.
- Talvez - ela sorri e apaga o cigarro ainda pela metade.
- Já que eu estou aqui,você poderia me contar alguma coisa,me sinto entediado.
- Nada mais injusto,nobre cavalheiro que se intromete em minha solidão tão confortável,me conte você.Você que me encontrou.
- Eu poderia te contar várias histórias da minha vida,mas não sei se seriam interessantes o suficiente para compensar meu erro.
- Erro?
- Erro por interromper sua introspecção.
- Seu maior erro foi apenas a falta de intenção.
- Aos 35 a intenção é cuidadosa.
- Aos 21 a intenção é descarada.

Então eles se olham,como se olharam da última vez,talvez há uns 5 anos.

- Me diz como eu deveria agir... - pensou - e...
- Agir? depende do que você quer.Como poderia eu,uma garotinha,ler seus pensamentos e saber que atitude tomar e em relação a que?
- Falta uma hora para amanhecer - ele acende um cigarro na sequência do que acabou de apagar - e o dia revela as verdades.
- Então queres de mim verdades ou mentiras? tens apenas 1 hora para decidir.
- Verdades.
- Mas eu não gosto do amanhecer... - ela suspira e pega o cigarro das mãos dele
- Então você gosta apenas de mentiras
Silêncio
- Bem... Talvez - e o talvez se torna a graça da conversa - já menti demais.
- Eu também.
- Já menti demais para caras como você.
- Eu minto constantemente para garotinhas como você.
- De noite?
- De dia e de noite.
- Perdoado.Ainda assim você é melhor do que eu.
- E qual a razão?
- Eu menti por amor.
- Então mais perdoada está você.- ele pega o cigarro de volta - eu menti por tesão.
- Pecados anulados.
- Certo.Estamos limpos.Ainda que mentir por amor seja mais relevante...
- Então só temos mais 45 minutos.- ela olha nos olhos novamente - e a escolha é sua.
- Sem mentiras?
- Sem mentiras.
- Então me diz,o que quer fazer nesta noite gelada?
- Eu quero você - ele segura a mão dela - garotinha.
- E me quer para que?
- Para segurar sua mão até o amanhecer - ele sorri triste - sem mentiras.
- Garotinhas podem ser frágeis demais para se contentar com isso. - ela percebe o olhar assustado - eu quero mais do que isso.
- E o que você quer nos 30 minutos que nos restam.
- Eu quero um abraço e não uma mão segurando a minha.Eu quero um logo abraço e que você me diga,ainda que seja mentira...
Ele interrompe.
- Combinamos sem mentira.
- Combinar,prometer,são palavras vagas no mundo de hoje.
- Não na minha época.
- Na minha sim.
- Então você não foi sincera comigo ao combinar que não mentiriamos ao amanhecer?
- Não.
- E por qual razão?
- Porque ainda não amanheceu,e a noite,reserva as mentiras.
- Você jogou sujo comigo.
- Não confio em homens da sua idade,jogo sujo com eles.
- Não confio em garotinhas da sua idade,jogo sujo com elas.
- Então você também mentiu pra mim...
- Lógico.Eu já disse,conto mentiras de noite e de dia,porque com você seria diferente?
- Porque ao menos uma vez eu gostaria que comigo fosse diferente.

Então o abraço se desfaz,e ela olha mais profundamente nos olhos do homem ainda tão estranho.Ele coloca a mão no rosto dela e desce até o pescoço maliciosamente.

- Nós temos 20 minutos - ele diz - só nos restam 20 minutos
- Já que será mentira de qualquer forma para você,nós temos a vida toda se quiser.
- Não vou mentir - ele a abraça novamente - vou me defender...
- Do inevitável.
- Sim.
- Porque quando duas pessoas...pertencem uma a outra - ela para - não...
- ... há nada que possa separá-las.Nem mentiras,nem o tempo,nem pessoas - e no vão entre um quase beijo,tão quase que ela sente as palavras dele na própria boca,ele declara - Eu sou seu,sem mentiras.

E os dois ficaram os últimos 10 minutos antes de amanhecer ,ali,sentados e abraçados.


E o que aconteceu depois?... não fiquei para ver.E os dois? nunca mais os vi.